terça-feira, 16 de julho de 2013

CONSELHOS PARA QUEM QUER SAIR DE SUA IGREJA LOCAL

Por favor, este texto não tem um DESTINATÁRIO ESPECÍFICO, espero apenas que contribua de alguma forma com pastores e membros que passam por essas situações. Espero que seja útil para elucidar dúvidas acerca deste assunto. 


CONSELHOS PARA QUEM QUER SAIR DE SUA IGREJA LOCAL
Sair da igreja que você está sem antes fazer uma reflexão espiritual com bases e respaldo bíblico é no mínimo uma atitude de imaturidade cristã. Se você quer orientações, eis aqui algumas razões bíblicas que respaldam você a tomar tal decisão, ou seja, só saia, caso se encaixe em uma dessas alternativas. 

CONSELHO DO SEU PASTOR
Não importa qual cargo você exerça na igreja, você tem uma autoridade sobre você e é importante que você ouça a opinião dela. Há uma grande diferença entre pedir uma opinião sobre uma decisão que se deseja tomar e comunicar uma decisão já tomada. O primeiro caso revela uma pessoa madura espiritualmente, submissa à Palavra de Deus e seus ensinos e que deseja fazer o que está prescrito no manual cristão, a Bíblia. O segundo caso revela uma pessoa insubmissa, que se acha conhecedora o suficiente para tomar uma decisão sozinha e que, quando confrontada, está disposta a responder que sabe as conseqüências de sua decisão. Comunicar uma decisão não é um gesto de obediência. Sair da sua igreja sem antes pedir opinião de seu pastor é como sair de casa e pedir para seus irmãos comunicarem sua decisão a seus pais. Portanto, antes de tomar uma decisão tão importante como essa, procure a autoridade maior da sua instituição e peça a opinião dela – na igreja, é o seu pastor. Romanos 13; 1 Samuel 15:10-34. 

QUESTÃO DOUTRINÁRIA 
Se você está em uma igreja e. fazendo seus estudos bíblicos observou que a tal não fundamenta seus ensinos na Palavra de Deus, exegeticamente falando, e tem ensinado outro evangelho que não seja o ensinado nas Sagradas Escrituras, saia! Antes, leia Gálatas 1: 6-10. Leia, analise bem. Troque as lentes da emoção pelas do Espírito Santo, por favor. Exponha seus pontos de vista ao seu pastor (1 Coríntios 11:19). É melhor sair do que ficar em um lugar onde você não está de acordo com nada - Amós 3:3. Procure sair em paz com todos, não guardando mágoas ou ressentimentos (Romanos 12:18; Hebreus 12:14). 

QUESTÃO GEOGRÁFICA
Mudou de estado? Mudou de bairro e ficou muito complicado vim pra igreja nos dias de reunião porque não tem carro e o atendimento do transporte coletivo na área é precário? Há igrejas da mesma denominação próximas à sua casa? Então, você tem razão. Chegue com seu pastor e exponha tudo isso a ele. Certamente ele entenderá. Colocar nossas autoridades espirituais a par de nossas dúvidas e decisões é muito importante. Receber deles seu aval e sua bênção, melhor ainda (Hebreus 12:25; 13:17).

COMISSIONAMENTO PELA IGREJA EM QUE SERVE.
De todas, essa é a razão mais louvável para sair da igreja local que você freqüenta e serve. É motivo para se comemorar. Demonstra reconhecimento pelo bom serviço que você tem prestado em relação à obra de Deus. É uma forma da igreja vê em você o perfil dela mesma e acreditar que você é digno de representá-la em outro lugar, levando o verdadeiro evangelho de Cristo. Sair comissionado pela sua igreja é motivo de honra e respeito por todos. (Mateus 28:16-20; 2 Timóteo 4:12; Atos 15:24-27)

Analisadas todas as alternativas acima, reflita bem e faça o que o ESPIRITO SANTO orientar. Os conselhos foram dados à luz das Escrituras sagradas, portanto, peço que leiam todos os textos bíblicos sugeridos. 


Abraços fraternais. Pr. Moisés Souza, Manaus, Amazonas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário